O SITEMAQ, organização filiada na UGT, informa todos os trabalhadores da importância da Greve Geral convocada para o dia 11 de dezembro de 2025. A UGT convocou esta greve porque o Anteprojeto de Reforma da Legislação Laboral apresentado pelo Governo, denominado Trabalho XXI, constitui um ataque direto aos mais elementares direitos dos trabalhadores e ao papel dos sindicatos.
A proposta governamental pretende repor o banco de horas individual, agravar a precariedade, liberalizar despedimentos, permitir recurso livre ao outsourcing, reduzir direitos na formação e na parentalidade e recusar a criminalização do trabalho não declarado. Além disso, fragiliza a negociação coletiva, permite que o empregador escolha a convenção que aplica, generaliza serviços mínimos e retira poder de atuação aos sindicatos e trabalhadores. Estas medidas colocam em causa direitos fundamentais conquistados ao longo de décadas, com muitas perdas de liberdades e até de vidas.
Assim, apelamos a todos os trabalhadores, sindicalizados e não sindicalizados, do setor público, privado e empresas de capitais públicos, para aderirem à greve. Estamos a defender a negociação coletiva, o direito à greve, a estabilidade no emprego, o combate à precariedade, a proteção da parentalidade, a valorização do trabalho, políticas públicas justas e uma legislação laboral equilibrada e que já existe atualmente.
Esta greve é um instrumento de defesa dos trabalhadores, das suas famílias e da própria dignidade do trabalho em Portugal. A participação de todos é fundamental para travar medidas que prejudicam quem trabalha e enfraquecem os sindicatos.


